Categorias
Esquadrias

Guarda-corpo de alumínio evita acidentes e dá charme às residências

Clean, elegantes e seguros, guarda-corpo de alumínio combina com qualquer tipo de decoração

No Brasil, estima-se que de todos os feridos atendidos nos hospitais, 37% são vítimas de acidentes domésticos. Escadas, sacadas e coberturas são os locais da casa que mais representam perigo para os moradores, principalmente no caso de crianças e idosos. Para evitar a ocorrência dessas adversidades, a colocação de guarda-corpos de alumínio é a melhor alternativa. Além de representar mais segurança, essas peças podem garantir beleza e sofisticação as residências.

Guarda-corpos de alumínio possuem um design que garante ambientes clean, elegantes e seguros, por ser versátil combina com qualquer tipo de decoração, até as mais clássicas. Muitas vezes combinado com o vidro, esses parapeitos podem integrar suas varandas a paisagem, sem grandes interferências físicas.

A indicação de especialistas é que para maior eficiência os guarda-corpos para sacada possuam no mínimo 1,10m, enquanto os corrimãos devem seguir o padrão de 92 cm. Alturas ideais para o apoio e segurança tanto dos pequenos quanto dos mais velhos, no caso de crianças ou animais de estimação também se deve ficar atento aos vãos, pois se esses permitirem a passagem pode tornar o item deficiente, uma boa alternativa a esse problema é a utilização do vidro.

No quesito design, os guarda-corpos de alumínio podem ser estilizados de diversas formas, quadrado, com vidro, vão mais aberto ou fechado, entre outros, assim como as cores que também possuem grande variedade como o preto, branco e cobre. Outra a facilidade deste item é a manutenção, o alumínio é conhecido por ser um material bem resistente e sem oxidação, apenas a limpeza com detergente neutro é suficiente para manter a beleza.

O valor desse modelo de guarda-corpo é incontestável quando é considerado os custos-benefícios, com boas pesquisas os preços podem ser menores do que qualquer outro material. Porém vale lembrar que é preciso ter atenção, a qualidade do produto está ligada diretamente a empresa fabricante.

Categorias
Esquadrias

Qual cor escolher para as esquadrias da sua casa?

Durante as obras, todos ficam em dúvida com qual elemento irá trabalhar para decorar a sua casa.

Antigamente, o alumínio era utilizado apenas com a sua cor padrão, o cinza. Com o desenvolvimento e a sua evolução, cada vez mais pessoas pensam em utilizar este tipo de material, que além de facilitar na hora da sua aplicação, por ser um material mais flexível, também foi pensado em formas de proteger, aumentando ainda mais a sua durabilidade (uma das maiores).

A indústria do alumínio trouxe soluções como a pintura eletrostática, para ser aplicada, a tinta recebe uma carga elétrica oposta à peça até que a tinta se fixe na peça. Depois a peça é levada a uma estufa onde a temperatura chega em média 200 graus, a tinta derrete, cura e é fixada em geralmente de 30 a 40 minutos.

Com isso foi possível dar mais vida ao alumínio, aumentando a sua empregabilidade na arquitetura dos prédios e residências. Atualmente, a cor mais utilizada é a branca. Trata-se da cor mais clássica e discreta que combina com ambientes de cores mais claras.

No entanto, se você prefere um cor que destaque outros elementos dentro da sua residência, pode optar pela cor preta. Geralmente utilizada em arquiteturas contemporâneas, esta cor mistura-se com elementos amadeirados e cores mais sóbrias como o cinza.

Outra cor bastante utilizada é o cobre. Mais utilizada em escritórios ou lugares com persianas claras, dando um ar mais sofisticado ao ambiente.

Importante ressaltar que a cor do vidro também influência na escolha da cor das esquadrias de alumínio.

Categorias
Esquadrias

Como devem ser as esquadrias externas para as residências?

Todo fabricante de esquadrias deve conhecer e atender à ABNT NBR 10821-2 -Esquadrias Externas para Edificações – Requisitos e Classificação.

Quando vamos comprar algo, é importante que o vendedor comunique se sua empresa está adequado à estas normas. Isto garante que a esquadria apresente um bom desempenho ao longo de uma vida útil.

Vamos esclarecer então, os pontos necessários para o atendimento das esquadrias à ABNT NBR 10821-2.

ABNT NBR 10821-2

4. Requisitos a norma específica que “devem ser seguidos os requisitos de cada material, conforme suas respectivas normas”. Isto significa atenção à matéria-prima utilizada na fabricação das esquadrias.

4.1 A esquadria deve ser fornecida com todos os componentes necesários ao seu funcionamento e características do produto ensaiado, conforme projeto. Não se deve existir esquadria sem projeto, a maioria das linhas criadas pela ALCOA já contam com o projeto.

4.1.1 Guarnição de EPDM, conforme ABNT NBR 13756. As guarnições devem demonstrar através dos ensaios da norma listada que não apresentação craquelamento ou liberação de resíduos ao longo da sua vida útil, a ser definida pelo fornecedor.

4.1.2 Parafusos de aço inoxidável austenítico.

4.2 Perfis de alumínio com proteção de anodização ou pintura, conforme especificado nas normas ABNT NBR 12609, NBR 12613, NBR 14125. Os perfis de alumínio devem ser verificados quanto ao atendimento destas normas para que a esquadria tenha a vida útil para a qual ela foi projetada, por isso é importante saber da procedência da anodização ou pintura.

4.6 Utilização de vidros de segurança, conforme exigido na ABNT NBR 7199. Os vidros instalados abaixo da altura de 1,10m devem ser de segurança. Caso na face oposta não houver um desnível maior do que 1,0m, portanto, não haja risco de queda do elemento que pode impactar o vidro, este pode ser temperado. Caso existe este desnível o vidro deve ser laminado.

Estes são alguns pontos importantes para conhecer na hora de orçar e comprar suas esquadrias.